Pente fino do INSS 2022 - Tudo que você precisa saber

Descubra como será feito o pente fino do INSS 2022, saiba quem poderão ser os afetados, como será a convocação e o que fazer, caso seja convocado


Você está recebendo benefício por incapacidade do INSS esse ano? Esse órgão público está programando o maior pente fino da sua história ainda em 2022. Continue a leitura deste artigo que vai te mostrar tudo a respeito desse assunto, que interessa a milhões de pessoas em todo o Brasil.

O que é o pente fino do INSS 2022?

Trata-se de uma revisão de todos os benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. O Ministério do Trabalho e Previdência sempre realiza perícias frequentes para descobrir se todos os cidadãos que recebem um desses dois benefícios do INSS ainda cumprem os requisitos de concessão.


O pente fino do INSS 2022 é uma ação conjunta que tem a missão de identificar irregularidades, cadastros fantasmas, improbidades e qualquer outro tipo de situação que esteja contra as regras de concessão de benefícios do INSS. Afinal, muita gente não cumpre as exigências e continua recebendo um salário mensal.

Quem passará pelo pente fino?

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, todos os aposentados e demais beneficiários que recebam um valor mensal por incapacidade, como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC), irão passar pelo pente fino INSS 2022.


Pessoas que também recebem benefícios de cunho trabalhista, assistencial, previdenciário e tributário também estão na mira do INSS. Se você recebe algum dos benefícios citados acima, mas cumpre os requisitos e pode comprovar tudo que for exigido, não tem nada a temer. Fique tranquilo.


Convocação

Todos os beneficiários que se encontram em algumas das situações do tópico anterior deverão ser convocados para realizar perícia médica e fazer uma reavaliação da continuação do recebimento do benefício. O órgão comunica com os segurados por meio de várias formas:


  • Canais de atendimento do INSS;

  • Caixa eletrônico do banco que o segurado recebe o benefício;

  • Plataforma Meu INSS (site ou aplicativo);

  • Envio de carta simples (para o endereço cadastrado pelo segurado);

  • Mensagem de texto via telefone celular.


Ademais, o segurado que não entrar em contato com o órgão responsável para agendar a perícia médica, corre o risco de ter o pagamento do benefício interrompido. A ação do pente fino INSS 2022 tem a validade de seis meses (180 dias).


Ainda não se sabe quando e como todos os beneficiários serão convocados. Lembrando que a perícia sempre deve ocorrer no prazo estipulado e previamente informado para os segurados. Fique atento nisso, fechado?


Fui convocado e agora?

Se você foi convocado pela operação pente fino INSS 2022 deve comparecer à perícia médica levando os documentos exigidos por esse órgão, para ter direito de continuar recebendo o seu benefício. A documentação necessária inclui:


  • Laudos médicos atualizados que comprovem incapacidade por acidente ou doença;

  • Carteira de Identificação;

  • Exames médicos recentes;

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (se for o caso).


Caso a doença do beneficiário se agrave, a recomendação do INSS é apresentar todos os documentos comprobatórios da atual condição, para ser evitado o corte definitivo do benefício. Afinal, é preciso comprovar o agravamento da sua enfermidade, não é?


Se você for contemplado pelo pente fino INSS 2022 e teve o seu benefício interrompido, é possível solicitar uma reanálise por meio do site do INSS. Basta acessar a página e preencher as informações necessárias, que o seu pedido será analisado novamente pelos servidores responsáveis. Afinal, enganos podem acontecer em todo lugar, certo?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo