Médico Assistente Técnico, qual a sua importância na perícia médica?


Muitos segurados da previdência Social, que dependem dos benefícios de auxílio doença e aposentadoria por invalidez confundem a figura do médico assistente técnico e do peito médico, o que acarreta prejuízo na concessão do benefício.


No contexto pericial, as figuras de médico assistente técnico e perito são completamente distintas, tanto em suas competências, como nas atividades que desempenham. Ao médico assistente técnico cabe acompanhar a perícia em nome de um dos litigantes, disponibilizando os conhecimentos especializados; Debater com o médico perito e levar ao ato pericial informações importantes do processo; Auxiliar e subsidiar o cliente a obter êxito na demanda; Além de fiscalizar o trabalho do perito e emitir uma segunda opinião médica através de Parecer Médico. Por seu turno, ao médico perito cabe responder a determinadas questões formuladas pela autoridade que o nomeou.


Assim, a relação estabelecida entre perito e periciando não é de confiança mútua, como acontece na relação médico/paciente, já que o compromisso do perito não é com ele, mas sim com a autoridade que o investiu da função pericial.


Mas, por que devo contratar um assistente técnico médico para a pericia judicial?


  • Aumenta sua chance de sucesso na perícia.

  • Potencializa o êxito.


O assistente técnico analisará todos os documentos médicos, história e a doença que são o motivo de pedido, junto com o advogado e verificarão a melhor estratégia técnica e jurídica sobre o caso.


O assistente técnico fará perguntas técnicas sobre a doença, acidente ou incapacidade ao perito. Numa linguagem técnica, embasado em livros e publicações medicas.


O assistente técnico acompanhará quem o contratou a perícia, realizando exames no periciando, dialogando com o Perito do Juízo, em busca de um consenso técnico.


Caso haja algum fato novo ou dúvida específica durante o ato pericial, o assistente técnico pode questionar o perito, com quesitos suplementares.


O assistente técnico emitirá um parecer técnico, que pode ser concordante ou discordante ao laudo do perito do juizo. O juiz poderá escolher qual documento seguir.


Caso o laudo seja discordante, o assistente técnico poderá questionar os pontos duvidosos e o perito deverá responder.


Caso a resposta não seja satisfatória, o assistente técnico, poderá ainda dar subsídios técnicos médicos para impugnação do laudo do perito do juizo.


Viu como o Assistente Técnico é importante para o sucesso de uma perícia?

Acompanhe os próximos posts e saiba tudo sobre a importância do medico assistente técnico.




LEONARDO BARBOSA - CRM 5295099-8 RJ, Médico, Médico do trabalho, Perito Médico Judicial, Sócio Proprietário da IMDB Perícias Assistência Técnica Médica, Sócio Fundador Peritos Já, Sócio Proprietário da SEGDORT, Serviços de Medicina do Trabalho Ltda, Coordenador Médico do Trabalho - Cury Construtora e Incorporadora S.A.

Site: http://periciamedicarj.com.br/

Instagram: @dr.leonardo_barbosa


175 visualizações0 comentário