A importância de um planejamento previdenciário

Conheça a importância de se ter um bom planejamento previdenciário e tenha uma aposentadoria mais tranquila no futuro.


Imagine você recebendo uma aposentadoria digna quando completar o tempo de contribuição com o INSS e desfrutando da terceira idade da melhor forma possível ao lado de quem ama. Se você fizer um planejamento previdenciário, esse sonho pode se tornar uma realidade. Por isso, conheça a importância de fazer um para não contribuir sem necessidade ou amargar prejuízos financeiros no futuro.


O que é um planejamento previdenciário?

Podemos dizer que é um estudo de todas as contribuições já realizadas pelo segurado do INSS. O planejamento previdenciário considera todos os anos de contribuição, vínculos empregatícios anteriores, atividades especiais já realizadas nas empresas, alíquotas de contribuição que já foram usadas, entre outras variáveis importantes para a aposentadoria.


Para que serve um planejamento previdenciário?

O principal objetivo do planejamento previdenciário é fazer uma minuciosa análise de todos os períodos de contribuição ao INSS já efetuados pelo segurado para identificar as possíveis opções de aposentadoria que são mais viáveis para ele, quando estiver próximo de se aposentar, claro.



A vantagem de um bom planejamento previdenciário é que essa estratégia permite que o segurado mantenha as suas contribuições devidas sempre em dia, o que pode evitar prejuízos em futuras contribuições, postergando a tão sonhada aposentadoria.



Além disso, o planejamento previdenciário também identifica eventuais erros ou falhas que podem levar a uma possível redução do valor da aposentadoria do segurado no futuro, o que não é interessante, certo?

Quando buscar um advogado para fazer o planejamento previdenciário?

Na verdade, não existe um momento certo para buscar ajuda de um advogado para fazer um planejamento previdenciário. Mas quanto antes você fizer, melhor e mais tranquila poderá ser a sua aposentadoria no futuro. Por via de regra, uma boa hora para solicitar auxílio de um profissional da área é quem tem entre 30 e 35 anos de idade.


Alguns profissionais, assim que entram no mercado de trabalho, já contratam um experiente advogado para elaborar um planejamento previdenciário que seja condizente com os seus objetivos e para ter uma projeção do valor da aposentadoria no futuro. Tudo vai depender das suas necessidades e objetivos como segurado.


Benefícios de se fazer um planejamento previdenciário.


Conheça as principais vantagens de fazer um bom planejamento previdenciário e tenha uma aposentadoria tranquila no futuro:


  • Possibilidade fazer uma adequação da aposentadoria, ou seja, o segurado pode fazer uma projeção do valor da sua aposentadoria pelo INSS, independente se está perto ou longe de se aposentar;


  • Você pode receber um valor de aposentadoria mais alto, já que é possível fazer determinados cálculos dos valores das contribuições futuras que permitem que isso seja possível;


  • Além disso, é possível pagar um valor de contribuição menor, dependendo do seu histórico e do tempo de segurado do INSS.


Viu como fazer o planejamento previdenciário é importantíssimo para todo mundo que deseja ter uma aposentadoria do INSS muito mais tranquila e não passar dificuldades financeiras no futuro? Se você colocar na ponta do lápis, receber apenas um salário mínimo de aposentadoria não dá para cobrir as despesas básicas de uma família. Pense nisso!



0 visualização0 comentário